Diabete gestacional? Isso existe? Sim e requer muita atenção! O Diabetes gestacional é classificado como um tipo de diabetes que ocorre durante a gestação, e sem tratamento pode levar a uma série de complicações à saúde da mulher e do bebê. Neste post, vamos explicar um pouco mais sobre a doença e como você pode ficar atenta em sua gestação.
Na maioria dos casos, a diabete gestacional chega sem avisar! Pelo fato de não provocar nenhum sintoma, é necessário redobrar a atenção e fazer a investigação do nível de glicemia constantemente durante o pré-natal. Caso isso não seja feito, a doença pode colocar em risco a saúde do bebê, que passa a receber uma quantidade elevada de glicose por meio da placenta, fazendo com que a criança ganhe mais peso do que o necessário. Além disso, o diabetes gestacional aumenta o risco de parto prematuro.
Fatores de risco
- Sedentarismo;
- Hipertensão arterial;
- Ganho de peso excessivo durante a gravidez;
- Gestação em idade mais avançada;
- Histórico familiar de diabetes;
- Obesidade;
- Colesterol alto;
- Histórico de diabetes em gestações anteriores.
Tratamento
O diabetes gestacional exige um acompanhamento específico, por esse motivo, é de extrema importância a escolha de um profissional adequado para o seu tratamento. Temos um time dedicado para te atender. Agende conosco.
Em resumo, para manter as taxas de açúcar em ordem, é recomendado uma dieta balanceada e hábitos mais saudáveis. Além do acompanhamento diário da glicemia.
Gostaria de entender um pouco mais sobre o assunto? Fale conosco e agende uma consulta com a nossa equipe de Ginecologia.