Acne é uma das principais reclamações dentro dos consultórios dermatológicos. E, ao contrário do que muitos pensam, não é um problema exclusivo de adolescentes. Adultos de todas as idades também sofrem com as marquinhas no rosto. Nome técnico dado a espinhas e cravos, a acne é formada por pontos de infecção que surgem como consequência de um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos.
Rotina antiacne
Em alguns casos, um tratamento dermatológico, com a prescrição de remédios, é necessário. Mas mudanças na rotina de cuidados com a pele podem trazer resultados bastante satisfatórios. Confira abaixo quatro rituais de cuidados com a pele fáceis de implementar no dia a dia para deixá-la mais bonita e saudável.
1. Limpar
Uma boa prevenção começa com a higiene adequada da pele. O ideal é aplicar um sabonete ou um produto indicado para tratar a acne ou a oleosidade. Se a promessa for de desobstrução dos poros, melhor ainda. Mas aqui vale um alerta: a limpeza excessiva é prejudicial e pode causar o famoso “efeito rebote”, uma resposta do organismo à falta de hidratação natural. Como efeito, a pele reage produzindo mais sebo subcutâneo. Portanto, lave o rosto, no máximo, três vezes ao dia.
2. Tonificar
Na sequência, é indicado aplicar um tônico para pele oleosa, que colabora para contrair os poros, eliminar as impurezas e controlar a oleosidade, evitando o surgimento da acne. Procure pelo ácido salicílico na fórmula. Capaz de limpar e desobstruir os poros, o tônico facial é fundamental para amenizar os processos inflamatórios causados por cravos e espinhas.
3. Hidratar
Existe um mito de que pele oleosa não precisa de hidratação, mas isso não é verdade. Basta escolher o hidratante específico para seu tipo de pele.
4. Proteger
Por fim, mas não menos importante, nunca se esqueça do protetor solar no rosto! O uso deve ser diário, mesmo em dias nublados, quando os raios UVB continuam agindo para o envelhecimento precoce da pele. O fator de proteção mínimo continua sendo 30, mas como a pele do rosto requer cuidados especiais, fica a dica de investir em um produto com alta proteção.
]
Mitos e verdades no tratamento contra a acne
Veja quais são as principais dúvidas sobre a acne e o que é mito ou verdade.
A acne é hereditária?
Verdade.
O fator genético é muito importante e pode influenciar.
A acne é contagiosa?
Mito.
A acne é uma condição não contagiosa e sua causa varia de pessoa para pessoa.
A acne piora no período pré-menstrual?
Depende.
Em algumas pacientes, sim; em outras, não. Mas, geralmente, pacientes que possuem essa característica têm o quadro mediado por fatores hormonais.
A acne pode ocorrer em qualquer idade e não só na adolescência?
Depende.
A acne ocorre em idades em que as glândulas sebáceas estão em maior atividade, podendo ocorrer até os 40 anos. No entanto, há outras formas de acne que podem ocorrer em outras idades.
O estresse não afeta os quadros de acne?
Mito.
O estresse altera o estímulo hormonal para a produção das glândulas sebáceas, podendo piorar a acne.
Comer alimentos gordurosos piora a acne?
Verdade.
Esses alimentos podem influenciar a produção das glândulas sebáceas e piorar o quadro.
O clima quente faz com que apareçam mais espinhas?
Verdade.
Quanto mais quente o clima, mais oleosa a pele fica.
Os cravos pretos são causados pela poluição?
Mito.
Os cravos pretos são causados por oxidação dos ácidos graxos que são sintetizados pelas glândulas sebáceas e não dependem da qualidade do ar.
É importante usar produtos próprios para a pele com acne na limpeza diária?
Verdade.
Cada tipo de pele pede um tratamento específico que deve ser respeitado. Em geral, é preciso limpar a pele com sabonete neutro, tonificar com uma loção adstringente e finalizar o tratamento com hidratante. Esse combo ajuda a reduzir a oleosidade da pele.