Benefícios da reposição da testosterona
Quando se fala em uso de testosterona, muito se tem a dizer. Atualmente, existem vários mitos e verdades sobre os hormônios e seus efeitos. Mas, pouco se fala sobre a importância da reposição da testosterona a partir de uma determinada idade. Aqui, vamos te explicar tudo sobre o assunto. Afinal, essa é uma pauta que não pode passar batido.
Conhecido como um hormônio predominantemente masculino, a testosterona é produzida nos testículos e trabalha para o desenvolvimento dos órgãos sexuais masculinos e características físicas como o crescimento de pelos no corpo, composição muscular, voz grossa e libido. Mas, o que poucos sabem, é que a testosterona também tem ação ativa nas mulheres, sendo produzida, em menor quantidade, no ovário.
Com o passar dos anos, principalmente a partir dos 30, é normal que os níveis de testosterona comecem a caiar de forma gradativa e discreta. Por isso, é de extrema importância que o corpo humano faça essa reposição hormonal em algum momento.
A experiência nos permite chegar em resultados únicos
Tratamento realizado a partir dos resultados laboratoriais e 100% personalizados, com base nas especificidades individuais.
Entenda os benefícios da reposição da testosterona para ambos os sexos:
Reposição da testosterona para homens
Assim como citado anteriormente, é normal que o nível de testosterona, após os 35 anos, diminua gradativamente. Logo, a reposição hormonal em homens geralmente decorre da necessidade de compensar essa deficiência, conhecida como andropausa.
A diminuição do nível de testosterona para homens pode provocar sintomas como: diminuição de libido, aumento de peso, insônia, perda de massa muscular, dificuldade de ereção, entre outros.
O tratamento para realizar essa reposição hormonal só pode ser realizada com a autorização e acompanhamento de um médico especialista. Caso seja administrada corretamente, além de corrigir os sintomas citados anteriormente, a reposição da testosterona traz benefícios como: melhora da libido, perda de peso, ganho de massa muscular.
Reposição da testosterona para mulheres
Para o uso de testosterona em mulheres, é importante ter um pouco mais de atenção. Isso porque o hormônio está sendo cada vez mais utilizado para fins estéticos, combatendo a celulite, queimando a gordura e estimulando a formação dos músculos.
Neste caso, é imprescindível que haja um acompanhamento junto a um endocrinologista para entender se é realmente necessário a utilização e qual a dosagem ideal para o caso.
Em outras ocasiões, como na menopausa, os níveis de testosterona caem gradativamente, trazendo efeitos como cansaço físico e mental. Com isso, a reposição da testosterona deve (e muito) ser considerada. Isso porque os ajustes deste hormônio trazem inúmeras vantagens, como: melhora na memória, raciocínio e habilidade cognitiva, aumento da libido, massa muscular, redução da gordura e dos riscos de osteoporose, entre muitos outros.
Além da reposição hormonal, a testosterona também é usada como medida de tratamentos de câncer e endometriose, de acordo com o diagnóstico de cada paciente.
Diante das informações acima, ressaltamos que a suplementação de testosterona é apenas recomendada através da orientação de um profissional especializado, que fará todo o acompanhamento, ajustando as dosagens e controlando os efeitos em seu corpo.
Quer entender mais sobre?
Entre em contato com nossa equipe de especialistas em Endocrinologia e agende uma consulta.