Entenda mais sobre as causas da infertilidade na mulher

A decisão de gerar um filho é uma das ações que mais causam ansiedade na mulher. Mas nem sempre a tentativa é positiva. Quando um casal não consegue ter uma gestação natural após um ano de tentativas, por exemplo, pode-se entender como infertilidade. A infertilidade feminina é consequência de alguma alteração no sistema reprodutivo e ocorre por diferentes motivos. Neste caso, é importante entender quais são as causas que podem levar a essa possibilidade.

Por isso, caso note que esteja tendo muitas tentativas falhas no processo da gestação, é indicado o acompanhamento direto de seu médico especialista para saber com mais detalhes o motivo. Não se preocupe, temos um time dedicado para te atender. Agende aqui com nossos ginecologistas.

Conheça abaixo algumas das principais causas da infertilidade feminina:

Idade

Uma das principais causas é a idade. Isso porque a chance de engravidar é reduzida com o avanço dos anos. A reserva ovariana vai diminuindo a cada ciclo menstrual até chegar o momento da menopausa, em sua última menstruação.

Mioma

Conhecido como tumores benignos que crescem no útero, a depender de sua localização pode-se resultar na dificuldade de engravidar. E caso esteja grávida, as chances de abortamento e parto prematuro são maiores.

Endometriose

A doença que é caracterizada pela presença do endométrio em locais fora da cavidade uterina, provoca alterações anatômicas nos órgãos pélvicos e interfere no funcionamento adequado das tubas uterinas.


Síndrome dos ovários policísticos (SOP)


Esse é um distúrbio hormonal onde se formam cistos nos ovários, podendo causar alterações no ciclo menstrual e até mesmo interferir na liberação do óvulo maduro, afetando diretamente a fertilidade.

Hábitos de vida


Você sabia que o seu modo de viver a vida pode influenciar no processo da gravidez e infertilidade? O tabagismo, por exemplo, é um dos grandes problemas da infertilidade. Isso porque fumar pode interferir na implantação do óvulo concebido. É indicado que mulheres que desejam engravidar, parem de fumar 2 meses antes de iniciar as tentativas.

Trombofilia


A doença causa a alteração na capacidade de coagulação sanguínea. Isso faz com que as chances de implantação do embrião sejam muito pequenas, pois a trombofilia pode obstruir os pequenos vasos do endométrio, dificultando todo o processo.

Gostaria de entender um pouco mais sobre o assunto? Fale conosco e agende uma consulta com a nossa equipe de Ginecologia.