A gravidez é um dos momentos mais especiais na vida de uma mulher. É natural que, durante esse período, o corpo necessite de um pouco mais de cuidado. Mas, quando o assunto é exercício físico na gravidez, há inúmeros receios sobre a segurança de realizar tais atividades quando se está gerando uma vida. Mas será que tudo o que você escuta sobre o assunto é realmente verdade? Bom, aqui vamos te dizer.
Segundo estudos científicos, a prática da atividade física é extremamente benéfica para mulheres sem contraindicações, durante toda a gestação. Um dos principais benefícios, claro, é a melhoria da saúde em geral, já que a prática é benéfica não só para o controle de peso, mas também como prevenção de diabetes gestacional e o risco de ter hipertensão arterial gestacional e depressão.
Além disso, também podemos citar a melhora no fortalecimento muscular, que será de extrema importância durante a gravidez. Já que a gestação traz alguns (muitos) pesos extras na barriga. Isso faz com que as dores musculares e de articulações diminuam.
E para completar, se você acha que o exercício físico é benéfico apenas para a mamãe está muito enganado. O bebê também é beneficiado, isso porque os exercícios melhoram a circulação da placenta, permitindo que o bebê receba mais oxigênio e nutrientes.
Exercícios como: caminhada, natação, musculação, yoga, pilates, alongamento e hidroginástica são muito bem vindos.
Contraindicações para atividade física durante a gravidez
Antes de mais nada, é importante ressaltar que para saber se você gestante, pode ou não realizar exercícios físicos na gravidez, deve ter o acompanhamento direto de seu médico especialista. Para isso, temos um time dedicado para te atender. Agende aqui com nossos ginecologistas.
Quer saber mais sobre o assunto e em como podemos te ajudar? Fale conosco e agende uma consulta com a nossa equipe de Ginecologia.