Você sabia que atualmente o câncer de mama é a segunda causa de mortes no Brasil, ficando atrás das doenças cardiovasculares? Assustador, né? Mas, com o avanço da ciência, somos capazes de prevenir a doença com simples hábitos no dia a dia. Por isso, separamos algumas dicas saudáveis que podem fazer você evitar o desenvolvimento do câncer de mama. Confira:
Alimentação saudável
Clichê, porém necessário. Comer bem pode evitar inúmeras doenças no futuro. Você sabia, por exemplo, que ao acrescentar o brócolis no seu menu, pode combater o câncer? Isso porque o alimento possui o fitoquímico sulforafano, capaz de destruir células cancerígenas. A cenoura também é uma ótima opção, já que ao consumir duas porções todos os dias, poderá reduzir o risco de desenvolver a doença em até 17%.
Pratique atividades físicas
Essencial para todas as idades, ao praticar atividade física regularmente pode diminuir o risco de desenvolver o câncer de mama no futuro e até mesmo melhorar as chances de sobrevivência aos que possuem o diagnóstico da doença. Especialistas apontam que o ideal é se exercitar pelo menos três dias por semana durante uma hora. Por isso, busque esportes que te dão prazer e pratique-os!
Evite a ingestão de cigarros e bebidas alcoólicas
Poucos sabem, mas o tabaco pode facilitar o diagnóstico positivo do câncer, não só de mama, mas em outras partes do corpo. O excesso do consumo de cigarro e a ingestão frequente de bebidas alcoólicas podem trazer diversos danos para a sua saúde.
Evite o sobrepeso
Segundo especialistas, mulheres que já passaram pela menopausa e que estão com sobrepeso, podem reduzir o risco de ter câncer de mama caso emagreçam. Isso porque há altos níveis do hormônio estrogênio nessa fase da vida, podendo aumentar o risco de desenvolver a doença.
Faça sempre o autoexame
Essa prática pode levar apenas alguns minutos do seu dia. O autoconhecimento do corpo através do autoexame possibilita a descoberta de nódulos, podendo evitar qualquer avanço da doença, caso descoberto com antecedência. Caso note algo diferente, é essencial o acompanhamento de um médico especializado em ginecologia para mais detalhamentos. Nós estamos aqui para te ajudar.
Gostou das dicas e gostaria de saber mais sobre o assunto? Fale conosco e agende uma consulta com a nossa equipe de ginecologia.