O papel da água no organismo é de extrema importância. A hidratação mantém o corpo e mente saudáveis e os mais importantes processos do corpo humano dependem exclusivamente da água. Pessoas que possuem diabetes, devem dar uma atenção especial nesse quesito, afinal, a desidratação pode trazer graves consequências para a doença.
Quando se fala em hidratação, pensamos em saúde e bem-estar. A hidratação é importante para qualquer pessoa, mas na diabetes deve ser dada uma atenção maior. Isso porque alguns sintomas de desidratação podem ser confundidos com os de hipo ou hiperglicemia. Além disso, quando os níveis de açúcar no sangue estão altos, há um risco maior de desidratação.
Riscos da desidratação para Diabéticos
Em desidratações leves, pode trazer sintomas como tontura, fadiga e boca seca. Já em casos crônicos e mais graves, podem ocasionar em problemas no rim, infecções urinárias, convulsões e desmaios.
Para os diabéticos, além dos riscos citados acima, pode ser notada uma piora do quadro diabético. A queda do volume de água no sangue, pode fazer com que o açúcar fique mais concentrado, aumentando a glicemia. E caso esse aumento seja alto, podem ocorrer consequências como o coma.
Dicas:
- Leve sempre uma garrafinha de água durante o dia;
- Caso tenha dificuldades em beber água, coloque lembretes, despertadores de hora em hora;
É importante ressaltar que qualquer medicamento para diabete deve ter o acompanhamento de seu médico especialista. Para isso, temos um time dedicado para te atender. Agende aqui com nossos Endocrinologistas.
Quer saber mais sobre o assunto e em como podemos te ajudar? Fale conosco e agende uma consulta com a nossa equipe de endocrinologia.
Fonte: https://auchaneeu.auchan.pt/