A obesidade já é considerada um problema epidêmico. Segundo dados do Ministério da Saúde, apontam que em 2022, 863.083 brasileiros foram diagnosticados com o mais grave nível de obesidade.
Os dados acendem um sinal de alerta, já que a doença pode evoluir e causar uma série de complicações no organismo do ser humano. É importante explicar que as causas da obesidade variam desde fatores genéticos até maus hábitos alimentares.
Por isso, toda e qualquer mudança de alimentação deve receber a orientação expressa do seu médico especialista. Para isso, temos um time dedicado para te atender. Agende aqui com nutricionistas.
Confira os principais perigos que a obesidade pode proporcionar:
Diabete tipo 2
Você sabia que pessoas obesas não produzem os níveis necessários de insulina? Para quem não sabe, a insulina é a substância responsável por absorver a glicose nas células do organismo. Em sua ausência, é gerado o acúmulo de glicose no corpo, dando origem a diabetes tipo 2.
Doenças hepáticas
Não é segredo para ninguém que uma das maiores preocupações sobre o excesso de peso é a possibilidade de obter esteatose hepática, que nada mais é que o acúmulo de gordura no fígado. Isso faz com que a função do órgão seja prejudicada, podendo ocasionar cirrose e até mesmo câncer.
Doenças cardiovasculares
A gordura em excesso pode ocasionar o entupimento das artérias, fazendo com que o coração seja impedido de trabalhar corretamente. Essa situação aumenta a pressão arterial, provocando infartos e derrames.
Apneia obstrutiva do sono
Já ouviu falar sobre essa doença? A apneia obstrutiva ocorre quando a gordura dificulta a passagem de ar pelas vias aéreas, interrompendo a respiração enquanto dorme. Isso pode agravar os quadros de hipertensão e arritmias, por exemplo.
Quer saber mais sobre o assunto e em como podemos te ajudar? Fale conosco e agende uma consulta com a nossa equipe de nutricionistas.