Recebeu o diagnóstico do diabetes? Calma, não é o fim do mundo. Ainda que não tenha a cura para diabetes, é normal que comece a surgir dúvidas sobre como seguir a vida com a doença. Mas, por mais que esse nome assuste, saiba que é possível manter uma vida saudável quando se é diabético, sem precisar fazer grandes mudanças na rotina.
Antes de mais nada, é preciso entender o que é a diabete. A doença se desenvolve quando o organismo se torna incapaz de controlar a quantidade de glicose no sangue. Isso porque o corpo deixa de produzir insulina suficiente para evitar que isso aconteça.
Podemos classificar a diabete em dois níveis.
- Diabete tipo 1
Conhecida como diabetes insulinodependente, a tipo 1 é mais comum se manifestar logo cedo na infância ou adolescência, trazendo sintomas como emagrecimento rápido, cansaço, sede excessiva, erupções na pele, entre outros. Neste caso, é necessária a aplicação diária de insulina no corpo.
- Diabete tipo 2
O tipo 2 é o mais comum dos casos, se manifestando geralmente em adultos acima de 35 anos, devido a ações do dia a dia, como falta de exercícios físicos, alimentação, sobrepeso, entre outros. Esse tipo não apresenta sintomas, o que muitas vezes pode ser um problema, já que a doença pode trabalhar silenciosa.
Por isso, é imprescindível realizar os exames de rotina, principalmente se você já possui casos de diabete na família e realizar um acompanhamento junto a um especialista. Podemos te ajudar aqui.
Diante disso, saiba que é possível manter uma vida saudável quando se é diabético, sem precisar fazer grandes mudanças na rotina.
Confira algumas dicas para viver bem com Diabetes:
- Lembre-se das aplicações de insulina (no caso de diabete tipo 1)
- Tenha o costume de beber muita água;
- Controle o seu peso;
- Faça atividade física regularmente;
- Faça refeições regulares e não pule nenhuma (café da manhã, almoço e janta);
- Evite frituras e refrigerante;
- Prefira temperos naturais;
- Evite bebidas alcoólicas;
- Verifique a tabela nutricional dos alimentos que consome.
Quer entender mais sobre diabetes? Entre em contato com nossa equipe de especialistas em Endocrinologia e agende uma consulta.
A experiência nos permite chegar em resultados únicos
Tratamento realizado a partir dos resultados laboratoriais e 100% personalizados, com base nas especificidades individuais.