Ovário policístico: conheça os principais problemas envolvendo a síndrome

Você sabia que cerca de 10% das mulheres têm a síndrome do ovário policístico e suas consequências, como acne e infertilidade? Hoje, vamos falar um pouco sobre a síndrome, seus sintomas e tratamentos. Confira:

Antes de tudo, o que é a síndrome SOP?

A síndrome dos ovários policísticos (SOP), é um distúrbio comum entre as mulheres, caracterizado pela presença de cistos que podem causar problemas como irregularidade menstrual, acnes e até mesmo problemas mais graves como obesidade e infertilidade.

Ah…então quer dizer que cisto no ovário e ovário policístico são a mesma coisa? NÃO. A diferença entre eles está justamente no tamanho e na quantidade de cistos.

É importante ressaltar, que caso sinta algum incômodo na região dos ovários, é importante procurar um médico especialista para seguir com o tratamento mais indicado. Para isso, temos um time dedicado para te atender. Agende aqui com nossos ginecologistas.

Existe causa para a síndrome?

Ainda não há uma causa específica para a síndrome do ovário policístico, porém, sabemos que grande quantidade das mulheres que possuem o problema, possuem problemas hormonais e ocorre principalmente em mulheres com idade entre 30 a 40 anos.

Principais sintomas

  • Alterações menstruais;
  • Obesidade;
  • Infertilidade;
  • Surgimento de acnes;
  • Aumento dos pelos no rosto, abdômen e seios;
  • Queda de cabelo;
  • Depressão.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é feito através de exames de ultrassom transvaginal e exames de sangue para dosagem de hormônios.

Para um melhor tratamento, favor contatar o seu médico especialista. Quer saber mais sobre o assunto e em como podemos te ajudar?  Fale conosco e agende uma consulta com a nossa equipe de ginecologia.