Tudo o que você precisa saber antes de aplicar o DIU de cobre

Reprodução: wikimedia commons

Uma gravidez pode mudar completamente a vida de duas pessoas, por isso, para que seja um momento de puro amor e dedicação, é preciso ter planejamento. Ao contrário disso, o uso de contraceptivos são essenciais para se proteger e evitar uma possível gravidez. Dentre as opções disponíveis no mercado, temos um em especial que está se tornando o queridinho do momento. Você já ouviu falar sobre DIU? Então fique aqui conosco até o fim para saber tudo o que você precisa saber antes de aplicá-lo.

O dispositivo intrauterino, mais conhecido como DIU, nada mais é que um objeto flexível, feito de material plástico, com seus cilindros e fios revestidos de cobre, ou cobre e prata em formato de T, que ao ser inserido no útero trabalha como contraceptivo, a partir do momento que há a liberação de pequenas partículas do metal, formando uma barreira no útero, dificultando a passagem do espermatozóide e criando uma reação que torna a região hostil a ele.

Um de seus maiores benefícios é que caso haja falha nessa etapa, o dispositivo também pode dificultar a fecundação do óvulo ou impedir que esse ovulo fecundado evolua e implante no seu útero.

Considerado duradouro, o método pode agir de 5 a 10 anos, sendo facilmente removível, caso seja desejado pelo paciente. A partir do momento que é retirado, a possibilidade de engravidar se torna a mesma do que um paciente que não utiliza o contraceptivo.

Até o momento não há restrições de idade para o uso do dispositivo intrauterino, desde que o sistema reprodutor já esteja amadurecido.

Importante ressaltar que a sua utilização exige o acompanhamento de um Ginecologista.Com isso, nossa equipe especializada em Ginecologia está à disposição para tirar todas as suas dúvidas aqui.

Como todo método contraceptivo, há vantagens e desvantagens em sua aplicação. confira abaixo:

Vantagens de aplicar o DIU de cobre

  • Método com 99% de sucesso
  • Método econômico e considerado a longo prazo
  • Facilmente reversível
  • Não interfere nas relações sexuais
  • Não possui hormônios
  • Pode ser usado durante a amamentação, entre outros.

Desvantagens de aplicar o DIU de cobre

  • Não protege de possíveis DSTs
  • Aumento do fluxo menstrual e cólicas
  • Só pode ser colocado com o acompanhamento de um ginecologista
  • Há estudos que comprovam sensibilidade em algumas pacientes
  • Pode causar cefaleia.

Quer saber mais sobre o DIU? Fale conosco e agende uma consulta com a nossa equipe de ginecologistas.

A experiência nos permite chegar em resultados únicos

Tratamento realizado a partir dos resultados laboratoriais e 100% personalizados, com base nas especificidades individuais.

Agendar agora