Os tempos mudaram. Muitos hábitos que antes eram comuns, hoje já não são mais. Cada vez mais, as mulheres buscam mais estabilidade em suas carreiras, deixando o desejo de serem mães em segundo plano. Com isso, após chegarem em uma determinada idade, passam a se preocupar e analisar se já é tarde demais para engravidar. Mas afinal, será que existe uma idade certa para engravidar?
De uma coisa é certa, a gravidez tardia é uma tendência mundial. Mas é preciso estar atento a alguns detalhes. As mulheres quando nascem, carregam cerca de 7 milhões de óvulos. Na primeira menstruação esse número cai significativamente para cerca de 500 mil óvulos e com o passar dos anos só tende a diminuir. Alguns estudos apontam que aos 35 anos, o corpo feminino possui em média 25 mil óvulos.
Ou seja, a idade avançada interfere na quantidade de óvulos e consequentemente na fecundidade feminina. Estudos científicos apontam como idade ideal entre 20 a 30 anos. Antes ou depois dessa faixa etária, principalmente em mulheres mais velhas, estão mais suscetíveis a possíveis complicações, como por exemplo:
- Aborto espontâneo;
- Anormalidades congênitas;
- Diabetes gestacional;
- Pré-eclâmpsia;
- Gravidez ectópica.
Quero engravidar aos 35. O que devo fazer?
Nesse caso, é essencial o acompanhamento de um médico antes da concepção para fazer uma bateria de exames antes da gravidez. Nós estamos aqui para te ajudar.
Quer saber mais sobre gravidez após os 35 anos e como podemos te ajudar? Fale conosco e agende uma consulta com a nossa equipe de ginecologia.
A experiência nos permite chegar em resultados únicos
Tratamento realizado a partir dos resultados laboratoriais e 100% personalizados, com base nas especificidades individuais.