Você já ouviu falar que o nosso rosto costuma ser o nosso maior cartão de visita? Por isso, é de extrema importância estar sempre atento às mudanças incomuns que podem aparecer em nossa pele, afetando tanto a autoestima quanto a saúde em si. Por falar em mudanças incomuns, uma das mais frequentes nos consultórios de dermatologia é o melasma no rosto. Você sabe o que é? Calma que vamos te explicar tudo aqui. Confira.
O melasma é considerado uma doença de pele com maior incidência na região do rosto. A doença possui maior ocorrência em mulheres adultas e surge em formato de manchinhas escuras em formato irregular, em locais como: testa, nariz, queixo, bochechas e acima dos lábios.
Ainda não existe uma causa definida para a doença, mas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o seu surgimento está relacionado à exposição solar.
Confira algumas dicas abaixo de como evitar e auxiliar no combate ao melasma:
- Proteja-se, não importa se está chovendo ou sol. Use bonés e prefira andar sempre na sombra.
- Protetor solar nunca é demais, muitas pessoas já sabem que precisam utilizar protetor solar todos os dias, mas será que lembram que tão importante quanto usá-lo, é reforçá-lo no decorrer do dia?
- Evite depilação a laser e a cera na região do rosto. A prática pode causar irritações e agravar ainda mais o melasma.
- Consuma frutas e vegetais nas cores alaranjadas, derivadas da vitamina A, como cenoura, manga, abóbora e laranja.
É importante ressaltar que ao notar o surgimento de qualquer mancha na pele, é imprescindível a procura de um médico profissional em dermatologia. Nosso papel neste caso é realizar o diagnóstico e orientar o melhor tratamento para cada paciente. Nós estamos aqui para te ajudar. (clique aqui)