Toda mulher cresce ouvindo de terceiros que cólicas menstruais são comuns e normais. Bom, até são, mas há algumas ressalvas. Incômodos excessivos e cólicas mais intensas merecem uma atenção especial e podem ser sinais de uma possível endometriose. Há…mas o que é endometriose? Calma que vamos te explicar tudo neste post.
Afinal, o que é essa tal de endometriose?
Endometriose é um distúrbio ginecológico, onde o tecido que normalmente reveste o útero, se desenvolve e cresce fora da cavidade uterina, resultando em uma reação inflamatória crônica.
Sintomas e fatores de risco
A dor da endometriose é caracterizada por cólicas menstruais muito mais fortes que o comum, podendo incapacitar as mulheres de exercerem suas atividades habituais. Além disso, também podemos citar:
- Dor durante as relações sexuais;
- Diarreia;
- Fadiga;
- Dificuldade de engravidar;
- Dor e sangramento ao urinar e evacuar.
É importante ressaltar que a endometriose pode afetar qualquer órgão na cavidade abdominal e bacia. Inclusive, quando a endometriose surge nos ovários, por exemplo, pode ocasionar no aparecimento de cistos denominados endometrioma, comprometendo a capacidade da mulher engravidar.
Diagnósticos e Tratamentos
Neste caso, é imprescindível o acompanhamento de um médico ginecologista para a realização de exames ginecológicos clínicos e biópsa para se ter um diagnóstico mais concreto. Para isso, temos um time dedicado para te atender. Fale conosco e agende uma consulta com a nossa equipe de ginecologia.